
Gina Martins
(Coimbra, Portugal, 1984)
Doutoranda em Educação Artística pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Artista Plástica e simultaneamente Professora de Artes Visuais no projeto pedagógico e artístico Atelier de São Bento e Almada. Mestre em Ensino de Artes Visuais no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2024), Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2011) e licenciada em Artes Plásticas, variante Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2007) com especialização nas áreas da Gravura e Cerâmica.
Participa em diversos Encontros de Arte e Exposições nacionais e internacionais obtendo prémios e distinções: Prémio Professora Svetlana Veshich- Ralevich atribuído pelo Small Montmartre of Bitola, na Macedónia do Norte (2024); Menção de Mérito em ilustração, Ilustração Contemporânea Portuguesa (2015); Menção de Mérito, Concurso Oriente/Ocidente- Miscigenações, CIEBA, Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2010); Menção Honrosa, Concurso de Desenho Mestre Severo Portela, Almodôvar (2009). Obtém o 1º Prémio Arte nos Anjos, Galeria Kabuki de Lisboa (2008); 1º Prémio Concurso Nacional Jovens Criativos – obra coletiva (Grupo U) Câmara Municipal do Montijo (2008), Menção Honrosa, O Mar e motivos Marítimos, Museu da Marinha de Lisboa (2008) e Menção Honrosa, O 25 de Abril- Visões Contemporâneas, Câmara Municipal de Alcochete (2008). Em 2007 é distinguida com o 1º Prémio no Concurso Drive in Arte 7, Câmara Municipal do Seixal.
_
_

Iryna Merzlenko
(Luhansk, Ucrânia, 1975)
Natural de Luhansk, Ucrânia, descendente de familiares retratistas. Estudou na Faculdade de Arte de Donetsk, conta com obras representadas em coleções particulares e galerias em vários continentes.
Pintora, galerista e designer. Colabora como galerista nos espaços de criação e exposição artística na Galeria Metro dos Olivais e como artista plástica com o Portuguese Art Center. Elabora ainda vários trabalhos em design de moda.
_

Joana Geraldes
(Entroncamento, Portugal, 1991)
Artista, Impressora e Gravadora.
Em Lisboa, formou-se em Design de Equipamento e em Desenho na Faculdade de Belas-Artes.
Desde o primeiro contacto com a gravura até ao presente, a admiração por este ofício tem sido constante. Nesse sentido, continua a vontade de se aventurar por esta arte de infinitas possibilidades e permanente aprendizagem.
Atualmente trabalha como assistente e impressora de gravura.
_

Júlia Prata
(Rio de Janeiro, Brasil, 1997)
Meu nome é Júlia Prata, sou Artista e Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Descobri a minha vocação na Educação e nas Artes Plásticas quando ainda era uma criança. A minha criatividade sempre foi extremamente aflorada e por isso eu era capaz de passar horas a criar novos desenhos, pinturas ou esculturas em casa. Quando um assunto chamava-me a atenção, tinha imenso interesse em aprendê-lo por inteiro, o que levou-me a querer instruir outras pessoas e a passar o conhecimento adiante.
Em 2018 fui aluna do Atelier de São Bento e recebi a capacitação necessária para finalmente ingressar na Faculdade em que tanto sonhava. Iniciei a Licenciatura em 2019 e deste ano para cá decidi expandir meus horizontes e realizar cursos de Pintura e Fotografia no exterior; como na Florence Classical Arts Academy (2019), na London Art Studios (2021) e na University of Arts London (2021).
_

Miguel Gonçalves
(Viana do Castelo, Portugal, 1988)
Natural de Poiares, Ponte de Lima, nasceu a 15 de junho de 1988. Licenciado em Design industrial no Instituto Politécnico do Cávado e Ave em 2009. Em 2014 concluiu o mestrado em Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
No decorrer da defesa de mestrado, conheceu a diretora do Atelier de São Bento, Gina Martins, provocando uma mudança para Lisboa. Onde se tornou professor de artes-plásticas e passou a desenvolver a comunicação gráfica do atelier, ajudou a criar o Atelier de Almada.
Em 2018, o Parque do Monteiro-mor em Lisboa, lançou um novo guia contendo as ilustrações desenvolvidas durante o mestrado. Através de um contacto direto com a escritora do Jornal Expresso, Ana Soromenho, foram desenvolvidas ilustrações dos jardins mais icónicos de Lisboa para a revista desse mesmo jornal, publicada em maio de 2022.
Atualmente é professor de artes-plásticas no Atelier de São Bento e Almada, desenvolvendo trabalho como designer gráfico e industrial, ilustração científica, escultura e participação em exposições coletivas (10ª Exposição Internacional de Pintura de Artistas e Professores de Arte – integrada no 25º Encontro Internacional de Arte Jovem – ÉVORA 2024; Exposição Coletiva Góis Oroso Arte 2025).
_

RUI F. TORRES VALENTE
(São João da Madeira, Portugal, 1995)
Artista, Litógrafo e Gravador.
Natural de São João da Madeira, foi no Porto que se formou pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ramo de Escultura do curso de Artes Plásticas.
O Desenho é o seu estandarte e consigo, todo o universo da impressão manual, a Litografia e Gravura servem de extensão e veículos para as suas manifestações artísticas.
No presente momento, ocupa o cargo de impressor de Gravura e Litógrafo, par a par com a sua obra pessoal.
